Nossa política de privacidade é aplicada a todos os nossos serviços prestados, incluindo a forma digital e presencial.
Apresentamos a seguir, quais dados armazenamos, como os coletamos, com quem eles são compartilhados e qual nosso procedimento para proteção dos mesmos.
Buscamos sempre trabalhar com bastante cuidado e respeito com os nossos clientes. Isso nos permite oferecer serviços de alta qualidade e que estão no mercado há mais de 40 anos.
Cuidar dos dados pessoais das pessoas que utilizam nossos serviços é algo de extrema importância e que buscamos fazer da forma mais segura possível.
O que são dados pessoais?
Dados pessoais são informações relacionadas à pessoa natural identificada ou identificável.
Consideramos como dados pessoais sensíveis, aqueles que possam identificar a pessoa dentro de um banco de dados, como por exemplo, o nome, endereço, e-mail, telefone, RG, CPF.
Quais dados são coletados? Para que o trabalhador tenha acesso a nossos serviços, atendendo a Legislação Trabalhista, coletamos através de cadastro presencial e/ou através de seu empregador, os seguintes dados:
- Nome Completo
- CPF
- RG
- Data de Nascimento
- Gênero
- Estado Civil
- Cargo ou Função
- Histórico de Saúde
Como são armazenados?
Conforme determina a Legislação Trabalhista, os dados pessoais do trabalhador devem ficar arquivados à disposição da fiscalização pelo período de 20 (vinte anos) de forma física ou digital. Assim, os mesmos são armazenados da seguinte forma:
- Fisicamente:
- Arquivo Físico: Possuímos um ambiente (sala) específico para armazenamento dos documentos do trabalhador.
O acesso às instalações dos arquivos é exclusivo ao funcionário responsável pelo setor.
- Digitalmente:
- Sala de CPD: Possuímos uma sala climatizada exclusiva para nossos servidores, onde somente o Profissional encarregado de TI tem acesso:
- Nuvem: Através da utilização de 02 Softwares: SIDIAN: Sistema Próprio de Gerenciamento de Dados instalado em nossos Servidores. SOC: Sistema Terceirizado de Gerenciamento de Dados considerado o mais seguro em nosso segmento, também adaptado à LGPD, que utilizamos para envio de informações à plataforma do E-Social.
Como usamos esses dados?
Durante a prestação de nossos serviços, utilizamos os dados cadastrais fornecidos com as seguintes finalidades:
- Elaboração de Prontuário Médico para Controle da Saúde do Trabalhador;
- Elaboração de Programas para a Proteção à Saúde do Trabalhador;
- Elaboração de Programas para a Segurança do Trabalhador;
- Atendimento às exigências da Legislação Trabalhista;
Quais os direitos do trabalhador em relação aos seus dados?
O trabalhador sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais, mas alertamos que estes são necessários para usufruir de nossos serviços que são destinados à proteção e preservação da saúde do mesmo. Independentemente disso, sempre terá direitos relativos à privacidade e à proteção dos seus dados pessoais. Nesse sentido, expomos abaixo uma breve explicação sobre alguns desses direitos:
- Requisição de confirmação da existência de tratamento: Este direito permite que o trabalhador possa requisitar e receber uma confirmação sobre a existência de tratamento de seus Dados Pessoais.
- Requisição de acesso aos dados pessoais: Este direito permite ao trabalhador requisitar e receber uma cópia dos dados pessoais. Para ajudar a sua privacidade e segurança, adotamos medidas para verificar a sua identidade, como, por exemplo, prévio agendamento, apresentação de documento e coleta de assinatura para confirmação, antes de concedermos acesso aos seus dados pessoais.
- Requisição de correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados: Este direito permite que o trabalhador, a qualquer momento, solicite a correção e/ou retificação dos dados pessoais, caso identifique que alguns deles estão incorretos.
- Direito de não fornecer ou revogar o consentimento a qualquer momento: O trabalhador tem o direito de não fornecer ou revogar o seu consentimento, no entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento anteriormente realizado. Caso opte por não fornecer ou revogar o seu consentimento, não poderemos prestar-lhe ou dar continuidade a nossos serviços. E, se for este o caso, o mesmo será informado, assim como seu empregador.
- Direito de se opor a determinado tratamento de dados pessoais: O trabalhador também tem o direito de se opor a determinadas finalidades de tratamento. Em alguns casos, podemos demonstrar que temos motivos legítimos para tratar os dados, pois os mesmos se sobrepõem aos direitos do usuário, sendo estritamente essenciais para a funcionalidade dos serviços e cumprimento da Legislação Trabalhista.
Com quem esses dados são compartilhados?
Prestadores de Serviços de Tecnologia da Informação
Para prestar serviços de nuvem e fornecer suporte técnico e operacional para nossos serviços.
Nestas circunstâncias, os dados são armazenados e processados em plataforma terceirizada, devidamente adequada às normas da LGPD.
Parceiros de Serviços
Para aprimorar a qualidade e a rapidez de nossos serviços, mantemos parceria com algumas empresas de nosso segmento para complementar o atendimento ao trabalhador.
Autoridades Governamentais, Policiais, Públicas ou qualquer outra organização governamental)
Para cumprir a Legislação Trabalhista, determinações legais, judiciais e administrativas e também cumprir ofícios de autoridades competentes. E também para tomar ou provocar medidas legais, judiciais e administrativas visando a defesa dos nossos direitos previstos nesta Política de Privacidade.
Como esses dados são protegidos?
Nossas medidas para preservar os dados contra acesso, uso, alteração, divulgação ou destruição não autorizadas incluem a proteção física e digital dos dados, gestão sobre os acessos, adesão ao desenvolvimento seguro de software e políticas internas que inserem a segurança no ciclo de vida dos nossos serviços.
Todas essas políticas são revisadas periodicamente para garantir que estejam seguras e atualizadas em relação às diversas ameaças que surgem frequentemente.
Realizamos diariamente um Backup Digital de todo nosso Banco de Dados sendo que o mesmo fica armazenado em local distinto de nossos Servidores.
A utilização da Internet e da Intranet dentro de nossa organização, é realizada através de equipamentos corporativos, não sendo permitido a utilização de equipamentos pessoais, sendo controlada através de liberação e bloqueio de acessos dos usuários do sistema. Existe também um monitoramento constante das atividades dos usuários, por parte do encarregado de TI, além de troca periódica de senhas de acesso.
Nossos equipamentos de informática são protegidos por software antivírus de alta capacidade e segurança, com avançada tecnologia para coibir ameaças e códigos maliciosos de qualquer natureza ou uma possível invasão ao sistema.
Utilizamos a modalidade de teletrabalho ou home office somente para trabalhos relativos ao Setor Financeiro de nossa empresa. Não existe, portanto, a liberação de acesso externo ao ambiente computacional da organização que envolva algum possível tratamento de dado pessoal do cliente.
Nosso e-mail corporativo é desenvolvido e controlado por provedor com alta tecnologia para eliminação de spam, sites invasores, hackers e outras possíveis ameaças existentes na rede.
Decorrido o prazo de guarda dos documentos estabelecido pela Legislação Trabalhista, providenciamos a exclusão dos mesmos através de renomada empresa de reciclagem, onde acompanhamos a destruição de todo o material.
Nosso processo de contingenciamento em caso de um incidente de Segurança da Informação, consiste na elaboração de um relatório a respeito, um plano para redução e eliminação dos efeitos e consequências, notificação aos titulares envolvidos e na comunicação do fato à ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados).
Contato
Caso haja alguma dúvida em relação à nossa política de tratamento de dados, fique à vontade para contactar nosso DPO através do email: [email protected] .
Essa política pode sofrer alterações a qualquer momento e recomendamos que você a consulte periodicamente para ter acesso à versão mais atualizada.
Última atualização: 29/05/2022.