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Gestão do Conhecimento

Por 30 de agosto de 2012Notícias

 

Nossa constante atividade de prevenção de acidentes do trabalho, em busca da melhoria da qualidade de vida, em hipótese alguma nos permite perder o foco quanto ao indivíduo. O trabalhador é biopsicossocial, e cada um dos três aspectos: biológico, psíquico e social, contribui para seu desenvolvimento, sendo esse trabalhador um ser indiviso.

Torna-se, então, imperativo às nossas ações, quanto profissional de segurança e saúde do trabalhador, realizar continuamente uma aprendizagem e uma gestão do conhecimento para que se possam aplicar processos de mudança de comportamento nas organizações em que laboramos e se alcance melhorias nas boas práticas de Segurança e Saúde do Trabalho.

Sem dúvida, enfrentamos no dia a dia condições de incerteza, ambientes em constantes mudanças e de intensa competição, seja no processo produtivo, no comportamento dos trabalhadores ou no mercado de trabalho, logo devemos ser capazes de aprender a aprender e, ao fazê-lo, desenvolver novos conhecimentos.

O capital intelectual, inteligência competitiva e a gestão do conhecimento em segurança e saúde do trabalho é o diferencial para as organizações e empregados que fazem uso de nossos serviços, logo administrar a busca de informações e a produção do conhecimento precisa estar alinhado com a necessidade da aplicabilidade, que é ao trabalhador, um ser indiviso

Sabendo-se que devemos tratar as questões: biológico, psíquico e social do trabalhador – os profissionais de segurança e saúde do trabalho devem focar no conceito de aprendizagem cognitivo, que aborda os aspectos objetivos, subjetivos e comportamentais, levando em consideração as crenças e as percepções do indivíduo que influenciam seu processo de apreensão da realidade.

O processo contínuo de aprendizagem organizacional deve contemplar o nível do indivíduo, nível de grupo e nível de organização, processo que possibilita o conhecimento operacional e conceitual.

Os trabalhadores e a organização precisam superar o conceito taylorista “aqueles que pensam e aqueles que fazem”, sendo o conhecimento operacional “desenvolvimento de habilidades físicas para produzir ações em prol da Segurança e Saúde do Trabalho” e o desenvolvimento conceitual “capacidade para articular informações, experiência em prol da SST”, devem ocorrer simultaneamente em todos os níveis hierárquicos da empresa.

Nesta importante necessidade de gestão do conhecimento é fundamental o profissional Técnico de Segurança do Trabalho distinguir o conhecimento explícito e o tácito, para seu melhor desenvolvimento em SST e melhor capacitação dos trabalhadores e empregadores em Segurança e Saúde do Trabalho.

Por Marcos Antônio Ribeiro – Presidente do SINSTESP

Fonte: Jornal do SINTESP –  Ano 2012 – N° 245

Data: 30/08/2012

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