A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 11 de março de 2020, que há uma Pandemia do novo vírus COVID-19 – Coronavírus com a disseminação do vírus em mais de 100 países e em todos os continentes.
Em 06 de fevereiro de 2020 foi sancionada Lei 13.979 com o objetivo de proteger a coletividade e especificamente direcionar as medidas de enfrentamento da “Emergência de Saúde Pública”. A situação de emergência está sendo avaliada diariamente e conforme a evolução da doença no mundo e no Brasil.
Prevê ainda, no paragrafo 3°, que “as pessoas deverão sujeitar-se ao cumprimento das medidas previstas” o descumprimento acarretará em responsabilização nos termos previstos.
Assim, a CENTRAL DOCUMENTOS, referência em Saúde e Segurança no Trabalho, torna público que colabora e faz cumprir as medidas de prevenção, controle e contenção de riscos buscando evitar a disseminação do vírus. Portanto, a partir do dia 17/03/2020 – TERÇA FEIRA os atendimentos para exames clínicos e complementares sofrerão restrição, temporariamente, a fim de evitar a aglomeração de pessoas na recepção;
- Pessoas com 50 anos ou mais deverão postergar, na medida do possível, a vinda até a unidade;
- Estamos priorizando o atendimento, SOMENTE, para exame admissional, retorno ao trabalho ou demissional os quais não possam ser adiados;
- Exames periódicos SEM urgência serão realizados posteriormente, aguardar novo direcionamento;
- Atendimento SUSPENSO para pessoas que apresentam sinais de febre, sintomas respiratórios (tosse e dificuldade para respirar entre outros), gripes ou suspeita de Coronavírus. Solicitamos NÃO encaminhar o colaborador. Caso ocorra, o mesmo será orientado a buscar uma Unidade de Pronto Atendimento.
- Os nossos profissionais de saúde e atendimento ao público utilizarão os equipamentos de proteção individual (EPI) necessários.
Como atualmente não existe vacina para prevenção de infecção COVID-19, a melhor maneira de prevenir é evitar a exposição ao vírus reforçando as ações diariamente.
- Como ocorre a transmissão?
Espirro;
Tosse;
Catarro;
Gotículas de saliva;
Contato com pessoa infectada;
Contato com superfícies contaminadas; - Sintomas:
Febre;
Tosse;
Dificuldade para respirar; - Proteção
- Higienização das Mãos
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, depois de cuidar de pessoas doente, após ir ao banheiro; antes e depois de refeições;
Usar antisséptico de mãos a base de álcool gel 70%, quando não é possível lavar; - Ao Tossir ou Espirrar
Cuba a boca e o nariz. Use os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos. E se usar, lembre de lavar bem com água e sabão.
Se usar um lenço (use descartável), jogue-o fora imediatamente e higienize as mãos; - Evitar lugares com aglomerações de pessoas; contato próximo a pessoas com febre e tosse.
- No momento, não há recomendação para uso de máscaras par a população em geral. São cuidados simples, importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas.
“Juntos somos mais fortes”
Venceremos esse vírus com PREVENÇÃO!!!