Viva, a Vacina chegou!

Por 19 de janeiro de 2021Notícias

A Vacina chegou por unanimidade, os cincos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram o uso emergencial da vacina CoronaVac e Oxford contra a Covid-19 no dia 17/01/2021.

Nesta primeira etapa, o Brasil conta com 6 milhões de doses do imunizante fabricado pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.

Para a segunda etapa foi enviado no dia 18 de janeiro para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um novo pedido de uso emergencial da vacina, dessa vez para 4,8 milhões de doses produzidas pelo Instituto Butantan.

Com a chegada das primeiras doses da vacina CoronaVac, que começaram a ser distribuídas na manhã do dia 18 de janeiro pelo país, os estados de São Paulo, Goiás, Piauí e Santa Catarina já iniciaram a imunização.

Novas remessas de insumos para envase deverão chegar nas próximas semanas, aguardando apenas aval do governo da China para serem liberadas ao Brasil. Esses insumos, segundo Dimas Covas, são litros de vacina concentrada que, depois, no Brasil, serão transformadas em doses e frascos. “Mil litros [de insumo] dá origem a aproximadamente 1 milhão de doses”, explicou Covas.

Pré-cadastro

Também no dia 18 de janeiro, o Governo paulista criou a página Vacina Já, que pretende agilizar o atendimento nos locais de vacinação. Por meio desse site, todas as pessoas aptas a receber a vacina no estado de São Paulo podem fazer um pré-cadastro.

Nesta primeira etapa de vacinação, o grupo prioritário é formado por profissionais de saúde e indígenas.

Segundo o governo paulista, o pré-cadastro não é um agendamento, entretanto vai garantir um atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evitar aglomerações.

Porém, quem não conseguir fazer o pré-cadastro não precisa se preocupar, pois a vacinação também será feita sem ele.

Até as 21h do dia 18, mais de 500 mil pessoas já haviam feito o pré-cadastro para a vacina.

Fonte: Agência Brasil
Data: 19/01/2021

Participe com a sua Opinião

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.