Engenharia e Segurança do Trabalho

Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais – PPRA

Visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores através do levantamento dos riscos (físico, químico e biológico) existentes no ambiente de trabalho.
Todas as empresas e instituições que admitam trabalhadores como empregados estão obrigadas a elaborar e implementar o PPRA, com escopo de preservar a saúde e a integridade dos seus empregados, através de conhecimento prévio dos riscos existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, mediante avaliação, reconhecimento e controle de eventuais riscos.

A Central Documentos oferece a sua empresa a elaboração do PPRA, no âmbito de cada estabelecimento, por setor de trabalho, observando:

  • Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;
  • Estabelecimento de prioridades e metas de controle;
  • Elaboração do cronograma de ações;
  • Recomendação de medidas preventivas e corretivas.

Análise das Condições Sanitárias e de Conforto no Ambiente de Trabalho

A análise trata das instalações sanitárias, considerando como tais: banheiro, vestiários, refeitórios, cozinhas, e alojamento, que devem ser mantidos em estado de higiene compatível com o gênero de atividade.

Análise Ergonômica

A Análise Ergonômica dos postos de trabalho é realizada para avaliar se as condições de trabalho estão de acordo com as características psicofisiológicas dos trabalhadores, incluindo avaliações de ruído, iluminação, umidade relativa do ar e temperatura, a fim de proporcionar durante a execução de suas atividades o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, através da utilização de equipamentos específicos e adoção de critérios prédeterminados.

A Central Documentos oferece a sua empresa a elaboração do Laudo Ergonômico, no âmbito de cada estabelecimento, por setor de trabalho, incluindo os aspectos relacionados ao transporte de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos, às condições ambientais do posto de trabalho e à sua organização.

Inspeção de Segurança

A Inspeção de Segurança deverá ser realizada sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, para avaliar o desenvolvimento dos programas e realizar os ajustes necessários, estabelecendo novas metas e prioridades.

Inspeção de Segurança em Reservatórios de Ar, Compressores e Vasos Sob Pressão

Esta inspeção aponta os parâmetros que devem ser observados para limitar os riscos a que podem estar expostos os trabalhadores em Reservatórios de Ar, Compressores e Vasos Sob Pressão, tais como, equipamentos utilizados, ambiente de trabalho, carga máxima, exposição ao calor, umidade, fluidos utilizados, etc. Somente profissionais habilitados podem realizar trabalhos referentes à construção, operação, manutenção, inspeção e supervisão de caldeiras e vasos de pressão.

A Central Documentos oferece a sua empresa assessoria no Projeto de Instalação e Inspeção de Compressores/Vasos Sob Pressão, dando sequência ao processo:

  • Elaboração de Memorial Descritivo das instalações, abordando os aspectos de segurança da edificação, dos compressores, dos reservatórios de acumulação, das instalações elétricas, dos equipamentos de proteção contra incêndio e de sinalização;
  • Relatório de adequação das instalações dos compressores e reservatórios de ar;
  • Localização dos equipamentos em planta baixa (croqui);
  • Recolhimento de emolumentos junto o CREA (ART);
  • Verificação de válvulas, mamômetros, pressostatos, etc;
  • Medições de espessura de chapa de reservatório através de ultra-som, cuja finalidade é a de determinar as espessuras residuais e subsidiar recálculos da PMTP (Pressão Máxima de Trabalho Permitida) para o equipamento;
  • Execução do cálculo da PMTP de acordo com o “ASME CODE”, seção VIII, divisão I;
  • Aferição de mamômetro e calibração da válvula de segurança;
  • Emissão de Laudo Técnico em conformidade com as Normas Vigentes;
  • Abertura/regularização do “Livro de Segurança”.

Laudo Técnico das Instalações Elétricas

O Laudo Técnico das Instalações Elétricas estabelece os critérios mínimos para garantir a segurança dos que trabalham em instalações elétricas, seja nas fases da geração, transmissão, distribuição, manutenção ou consumo de energia elétrica. As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas em seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.

A Central Documentos oferece a sua empresa a elaboração do Laudo Elétrico, visando estabelecer as medidas de controle e os sistemas preventivos para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores, dando sequência ao processo:

  • Obrigatoriedade do prontuário de instalações elétricas;
  • Existência de procedimentos e instruções técnicas para realização de trabalhos;
  • Documentação comprobatória da qualificação e habilitação dos empregados que atuam em instalações elétricas estejam estas energizadas ou não.

Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT

Visa obter uma avaliação detalhada das condições de trabalho a que está submetido o funcionário, com avaliações dos riscos físicos, químicos e etc.

A Central Documentos oferece a elaboração do LTCAT, no âmbito de cada estabelecimento, por setor de trabalho, envolvendo de forma pormenorizada, a análise de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou de modificação dos já existentes; averiguação da existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, mediante análise quantitativa para o dimensionamento da exposição dos trabalhadores, subsidiando o equacionamento das medidas de proteção e comprovação do controle da exposição ou inexistência dos riscos identificados. Nas medições serão utilizados aparelhos para: Intensidade Luminosa – Luxímetro, modelo LD200, da Instrutherm; Ruído – Decibelímetro, modelo 33-2055, da Rádio Shack; Ruído – Dosímetro, modelo DOS 450, da Instrutherm; Calor – Termômetro de Globo Digital, modelo TGD-200, da Instrutherm.

Laudo Técnico de Iluminação – LTI

A Central Documentos oferece a sua empresa a elaboração do Laudo Técnico de Iluminação, considerando os valores de iluminâncias médias mínimas para iluminação artificial em interiores, definidos pela NBR 5413, observando:

  • Reconhecimento das regiões onde, para qualquer superfície nelas situadas, exigem-se condições de iluminâncias apropriadas ao trabalho visual a ser realizado;
  • Avaliação dos valores de iluminância medidos no campo de trabalho, e quando este não for definido, entender-se-á como tal o nível referente a um plano horizontal a 0,75cm;
  • Recomendação de medidas preventivas e corretivas.

Mapeamento de Riscos

O mapeamento de riscos será elaborado sobre o layout da empresa e reunirá em forma de círculos de tamanhos e cores diferentes, as informações necessárias para os funcionários, estabelecendo diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho.

Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT

O PCMAT deve ser realizado pelas empresas que estão enquadradas no grupo das indústrias de construção e que possuam 20 trabalhadores ou mais. O programa consiste dos itens: memorial descritivo, projeto de execução de proteções coletivas, especificações técnicas das proteções, cronograma de implantação, layout inicial e programa educativo, visando garantir a saúde e a integridade dos trabalhadores através da prevenção dos riscos que o processo de execução de obras oferece ao trabalhador, implantando medidas e sistemas de prevenção de segurança nas condições e no meio ambiente de trabalho.

Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP

Documento de histórico laboral individual do trabalhador destinado a fornecer informações ao INSS contendo o registro de dados administrativos e da efetiva exposição a agentes de risco.

A Central Documentos elabora o PPP, por funcionário, abrangendo as atividades desenvolvidas pelo trabalhador, com base no LTCAT, retratando as atividades laborativas do funcionário, na empresa, desde a sua admissão, envolvendo exposição à agentes de risco e medidas de proteção fornecidas.

Prontuário das Instalações Elétricas

Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 KW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo:

  • O conjunto das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
  • A especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual, a documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
  • Os resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva, as certificações dos equipamentos e materiais elétricos;
  • O Relatório Técnico das Condições de Segurança de Instalações Elétricas;
  • A elaboração do Diagrama Unifilar.

Relatório Técnico de Sinalização de Segurança

Este Relatório Técnico tem por objetivo orientar a fixação de cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas e advertindo contra riscos.