Notícias

27 de novembro Dia Nacional do Técnico em Segurança do Trabalho

DIA NACIONAL DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Na atualidade, um dos principais desafios nas organizações, em pleno século XXI, é o conhecimento, a competência e as habilidades dos seus colaboradores. O outro desafio é a adaptação constante aos avanços tecnológicos. Estes colaboradores ou cooperadores têm que estar antenados com estas evoluções em sua área de atuação.
Neste texto vamos falar do profissional da área de Segurança do Trabalho, em especial do Técnico em Segurança do Trabalho. Este profissional tem que ter um perfil flexível e focalizado diretamente na Prevenção de Perdas, e em três fatores fundamentais: Humanas, Meio Ambiente e Patrimônio. O profissional Técnico em Segurança, além da flexibilidade, ele terá que utilizar uma ferramenta importante no seu dia-a-dia que é a CHAVE: Conhecimento, Habilidade, Atitude, Valores e Ética.

– CONHECIMENTO: Adquirido na sua formação acadêmica.
– HABILIDADE: Técnicas e utilização de ferramentas de gestão desenvolvidas para o exercício da atividade.
– ATITUDE: Estar embasado nos conceitos, utilizando os já existentes e desenvolvendo novos, colocando-os em prática.
– VALORES: Defender seus valores pessoais agregando aos valores, visão e missão da organização.
– ÉTICA: Pessoal e profissional.

O Técnico em Segurança para ter sucesso na organização, tem que visar o melhor clima organizacional, e interagir com todos os departamentos da empresa. É ainda necessário integrar as atividades com a segurança do trabalho e com os demais processos, e assim, agregar valor na atividade final da empresa, e com ações voltadas para o Plano de Continuidade dos Negócios da organização. Identificando no ambiente de trabalho a complexidade dos negócios da empresa, para estabelecer uma ligação entre as contribuições teóricas e suas práticas cotidianas.
Desenvolvendo competências gerenciais e ter visão sistêmica e holística, aliando aos fatores primordiais: Pessoas, Processos e Tecnologias.
Para obter sucesso em sua atuação diária, este profissional tem que ter uma gestão de pessoas, ela é primordial. Ele estará interagindo com pessoas a todo o momento, em sua jornada de trabalho. Ter relações interpessoais com todos os departamentos da empresa, e com diversos níveis de hierarquia; e esta interação é de suma importância.
Através desta autogestão o profissional estará com foco nas ações e nas soluções dos problemas da organização, utilizando-se dos seus conhecimentos técnicos, acadêmicos e empíricos e consequentemente reduzindo os riscos inerentes ao ambiente de trabalho.
Na era da globalização e da informação, as mudanças constantes nas tendências técnicas e conceituais e a competitividade acirrada no meio corporativo obrigam o profissional a buscar qualificação e aperfeiçoamento constante através do processo de ensino-aprendizagem. Estando sempre preparado para as diversidades que irá encontrar no seu dia-a-dia.
A área de atuação do Técnico em Segurança do Trabalho é ampla e o mercado está em alta, mas a exigência no mercado de trabalho por profissionais competentes e qualificados, acompanham também este ritmo. Este profissional como em qualquer ramo de atividade, tem que investir em sua carreira, se atualizando, através de leitura, pesquisas e cursos pertinentes a sua área atuação.
Tenha sempre noção da importância de se trabalhar dentro das normas de segurança de sua empresa. Mais vale uma vida segura, do que mil seguros de vida.

A CENTRAL DOCUMENTOS Parabeniza a todos os Técnicos em Segurança do Trabalho e em especial a sua equipe técnica, que contribuem para uma empresa segura para se trabalhar.

Fonte: www.soartigos.com
Data: 27/11/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *