Notícias

Mostra sobre o “Pai da Medicina do Trabalho” abre Semana da Segurança e Saúde no Trabalho em Brasília

Uma exposição em homenagem a Bernardino Ramazzini, considerado “Pai da Medicina do Trabalho”, abriu nesta manhã as comemorações da Semana de Segurança e Saúde no Trabalho, em Brasília. A cerimônia de inauguração da mostra, que contou com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Paulo Roberto Pinto, do titular da Previdência Social, Garibaldi Alves, entre outras autoridades e técnicos, ocorreu no túnel de acesso ao edifício anexo aos ministérios do Trabalho e da Previdência Social.

Organizada pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), a retrospectiva – que consta de ilustrações, textos, documentos, vídeos, entrevistas e depoimentos de especialistas na área de Segurança e Saúde no Trabalho a respeito do médico italiano (1633 -1714) – é alusiva ao 28 de abril, Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho – em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A atividade antecede o lançamento do Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, marcado para o dia 27 próximo, fruto do esforço do Governo Federal em conjunto com trabalhadores e empregadores em prol de melhores condições no ambiente e nas relações do trabalho, conforme recomenda a Organização Internacional do Tralho (OIT), notadamente a Convenção 155 sobre segurança e saúde no trabalho.

Ao comentar sobre os esforços do governo quanto à segurança e a saúde dos trabalhadores brasileiros, Paulo Roberto ressaltou: “no MTE temos uma verdadeira fixação com a segurança e saúde no trabalho. Essa preocupação é revelada nas ações da nossa Fundacentro e das Secretarias de Inspeção e de Relações do Trabalho do Ministério”.

28 de abril – Desde 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) observa o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data faz parte da estratégia global da entidade de acordo com o que estabeleceu a Conferência Internacional do trabalho realizada em junho de 2003.

Fonte: MTE, por Maristela Leitão do Blog do Trabalho
Data: 25/04/2012

Deixe um Comentário