Notícias

Ginástica Laboral

Ginástica Laboral – Relaxe no trabalho com pequenos exercícios

A ginástica laboral corrige sua postura, melhora a disposição e reduz o estresse.   Você passa a maior parte do tempo sentada, em frente ao computador e só se levanta para tomar um cafezinho ou uma água? Então, imagine parar por 15 minutinhos e relaxar com alguns exercícios. O estresse, as dores nas costas e o cansaço podem diminuir a sua produtividade no trabalho. Por isso, é importante fazer uma pausa para  estimular as principais áreas de tensão. Além de se sentir mais relaxada, você vai ter mais ânimo para continuar as tarefas.

“Esse é um momento de atenção ao seu corpo, melhorando a respiração e relaxando os músculos”, afirma o professor de educação física Luciano Lourenço, de Brasília. Segundo ele, o ideal é exercitar a coluna, ombros, pescoço, cotovelos, punhos e dedos, não se esquecendo dos glúteos e da parte posterior da coxa, que sofrem muito com a posição sentada.

Essa prática é chamada de ginástica laboral e traz benefícios físicos, psicológicos e sociais. “Fisiologicamente, você treina sua respiração e sua postura. Psicologicamente, melhora o relacionamento entre funcionários e chefes, desenvolve sua consciência corporal e traz um ganho de bem-estar físico e mental. Socialmente, estimula o contato entre os colegas e promove o relacionamento interpessoal”, explica a fisioterapeuta Kátia Nobrega Peres, de São Paulo.

Além disso, a ginástica laboral aumenta sua disposição em relação ao trabalho, diminui o sedentarismo, estimula os músculos sobrecarregados durante o dia e reduz os níveis de estresse e tensão geral.

Como fazer

Existem diversos formatos de ginástica laboral. Por isso, a escolha deve ser feita, com base no ambiente de trabalho e de acordo com o que cada um precisa. O fisioterapeuta Luis Filipe de Almeida, de Campinas, afirma que os exercícios são elaborados e aplicados de acordo com as exigências físicas laborais sobre você.

Confira os horários indicados pelos fisioterapeutas Kátia e Almeida para a aplicação da ginástica e seus benefícios:

– Preparatória: com duração de 5 a 10 minutos, a ginástica é realizada antes do início da jornada de trabalho. “Tem como objetivo preparar o funcionário para sua tarefa, aquecendo os músculos que serão solicitados durante o dia e despertando-os para que se sintam mais dispostos”, ressalta Almeida.

– Compensatória: com duração de 10 minutos, a atividade é realizada durante a jornada, interrompendo a monotonia operacional. Segundo Kátia, nesse momento, você impede a instalação de vícios posturais ocasionados pelo desenvolvimento das atividades laborais.

– Relaxamento com duração de 10 minutos, é baseada em exercícios de alongamento após o expediente. “Tem o objetivo de oxigenar as estruturas musculares envolvidas nas tarefas diárias”, diz Almeida.

Kátia afirma que a ginástica laboral faz você relaxar e reduzir, ou eliminar, as tensões acumuladas durante todo o dia.

Há diversas técnicas que podem ser aplicadas durante a atividade. Alongamentos, exercícios de coordenação, de equilíbrio, de postura e de respiração, atividades para treinar a força e a resistência, ioga, automassagem, shiatsu e tai chi chuan são algumas das possibilidades destacadas por Kátia.

A fisioterapeuta também aconselha que você alterne a postura de trabalho sempre que possível. “Isso promove uma melhora na circulação e previne a fadiga muscular.”

Que tal levar essa ideia para sua empresa? Pode ter certeza que todos vão adorar. Afinal, 15 minutinhos podem fazer uma diferença enorme e amenizar todo aquele estresse. Assim, em vez de chegar em casa cansada e sem energia, você vai se sentir mais tranquila e com disposição para curtir sua família. Experimente!

 

Fonte: 27/09/11 – Viva Cada Toque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *